II Simpósio da Castanha
O II Simpósio Nacional da Castanha teve lugar de 9 a 12 de setembro de 2015, em Vila Pouca de Aguiar - Valpaços. O objetivo deste evento passou por revelar e valorizar os trabalhos de investigação portugueses que se encontravam a desenvolver ou tinham sido realizados no âmbito do setor do castanheiro. Foram aceites trabalhados de doutoramento, de mestrado e de licenciatura. Trabalhos resultantes de projetos nacionais ou internacionais foram igualmente contemplados.
A RefCast acredita que a quantidade de trabalhos realizados sobre a fileira do castanheiro e os benefícios que se podem retirar destes justifica a realização de eventos deste tipo, uma vez que motivam os investigadores desta área em expansão e permite aproximar as relações entre o setor da investigação e o profissional. Em acréscimo, esta organização crê que o desenvolvimento do setor é facilitado se a investigação for direcionada para resolver problemas concretos.
O II Simpósio Nacional de Castanha foi considerado um êxito para toda a organização e participantes.
I Simpósio da Castanha
O primeiro evento destas edições aconteceu em 2011 no Convento de São Francisco, Teatro Municipal, em Trancoso. Com o nome “I Simpósio Nacional do Castanheiro – Espécies a Defender” este evento foi organizado pelo SCAP – Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal e decorreu ao longo dos dias 11 e 12 de novembro.
Neste Simpósio participam produtores, técnicos, especialistas, investigadores e autarcas e foi debatido e analisado a importância da fileira do castanheiro na vida social, cultural e económica de Portugal, mais especificamente na região de Trancoso. O grande objetivo do I Simpósio Nacional do Castanheiro passou por dar aos agentes da fileira do castanheiro o conhecimento necessário, de forma a poder contribuir para a valorização e sustentabilidade deste setor.